"JOÃO FOGUETEIRO"
Nesta casa viveu o Seu João, conhecido na comunidade do Arraial d'Ajuda como João Fogueteiro.
Essa alcunha surgiu por ser ele o responsável pelo foguetório promovido nas festas populares do Arraial, em especial na festa da Santa.
Por ser um dos poucos moradores que possuía alguma condição financeira por conta da venda dos pães de sua padaria, que funcionava nesta casa, João era o responsável pelos fogos de artifício nas comemorações.

Além de padaria foi também um comércio e um bar. Aliás, o primeiro bar do Arraial d'Ajuda a ter uma geladeira movida a querosene, o que permitia ter cerveja gelada.

João Hasché, um dos primeiros forasteiros a chegar em Arraial d'Ajuda para morar, em 1973, nos contou um pouco da história: "Joãozinho Fogueteiro era o cara que tinha uma padaria e ele que bancava os foguetes da festa da santa. Por isso é que ele chamava Joãozinho Fogueteiro. O apelido de Fogueteiro é por causa disso. Porque ele era o que tinha mais dinheiro. Vendia pão todo dia. Tinha um dinheirinho. Comprava os foguetes e fazia a zoeira dele lá atrás da igreja".
Disse ainda: "a padaria do Fogueteiro também vendia um macarrão duro, aquele negócio, meio quilo de feijão, tinha um comércio. (...) Gelo ia buscar em Porto Seguro pra poder manter as coisas geladas. Só o Fogueteiro tinha uma geladeira de querosene vermelha, bonita!".

Conheça a programação de eventos da Praça