"O Cemitério São Benedito"
O cemitério São Benedito recebe hoje cerca de 60 túmulos horizontais, em uma área descoberta de aproximadamente 150m2, em estilo jesuítico, com poucas sepulturas identificadas por lápides de pequenas dimensões ao nível do chão, localizado a cerca de 200 metros da Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda.

Na paisagem cemiterial do São Benedito, podemos identificar indivíduos que tiveram importância na sociedade local, estrangeiros e também indivíduos que jamais recebem visitas de algum familiar ou ente querido. A partir do relato de familiares, encontramos alí sepultados, entre outros, os restos mortais de Fábio Messias Nobre, Guiomar Gonçalves, George Oliveira, Manoel Crescêncio Santiago, Joana Ramos e Graciliano Ramos, José Borges Valiense, João Alves Santos, Lindalva Evangelista, Carlos Valiense, Pedro Hansen, Josiel Borges Lage, Bento Alexandrino de Moraes e muitos outros.

Uma curiosidade: em descrição da lápide em termos de antiguidade ainda preservada e visível, verificamos a sepultura de Antônio da Silva, de 1905.

O cemitério foi desativado em 1994, ano da construção do novo cemitério, o Jardim da Paz. Há controvérsias ainda sobre o último sepultamento no São Benedito, podendo ser Ruth de Souza Santos ou Déia da Silva Santos, em 1994. Eis, ainda, a questão.

Galileu Lemos



Conheça a programação de eventos da Praça